
Como as mulheres estão representadas no ensino superior de Teologia? Como se constituem sujeitos femininos de saber em um lugar considerado masculino? Que desafios superam? Como negociam espaços de poder e de ação? Que práticas inovadoras conseguem inaugurar? Essas e outras questões são respondidas neste livro, em que a autora coloca no centro da análise o processo de produção da docência feminina em um universo de saber que, ao longo de séculos, constituiu-se como campo acadêmico masculino e um “não lugar” para as mulheres.
O livro apresenta uma análise pertinente de dados quantitativos e de narrativas de docentes na Teologia católica, na perspectiva dos estudos foucaultianos e de gênero, trazendo uma contribuição específica para as pesquisas sobre os campos de saberes considerados masculinos.
Capítulos
I – Os caminhos da pesquisa
II – A “diferença” como categoria teórico-analítica para o campo do saber
teológico
III – A representatividade de mulheres docentes no ensino superior em teologia
IV – As artesãs de si mesmas: o “tornar-se” professora de teologia
V – As práticas acadêmicas das docentes: uma política do devir sujeito
feminino
Relações de Gênero e Subjetividades
Peso 300 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
ISBN
978-65-250-1629-0