Estudos de Gênero e Educação

NEIVA FURLIN

Pesquisadora

Capítulos de livros

SUMÁRIO

A noção de sujeito em Michel Foucault e Alain Touraine: contribuições para a teoria social

FURLIN, Neiva. A noção de sujeito em Michel Foucault e Alain Touraine: contribuições para a teoria social. In: MEDRADO, Vitor. Discussões Interdisciplinares em Ciências Humanas e Sociais. v, 8. São Paulo: Editora Dialética, 2025, p. 273-302. Baixe agora

Políticas com Perspectiva de Gênero para a Educação nos Governos de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff

FURLIN, Neiva. Políticas com Perspectiva de Gênero para a Educação nos Governos de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff. In: MEDRADO, Vitor. Educação em Transformação : políticas, práticas e metodologias em tempos contemporâneos . v.1. São Paulo: Editora Dialética, 2025, p. 13-44. Baixe agora

Violência de gênero contra as mulheres em universidades e iniciativas de enfrentamento

FURLIN, Neiva; TESSARO, Monica ; GRAUPE, Mareli E.  Violência de gênero contra as mulheres em universidades e iniciativas de enfrentamento. In: Eliane Rose Maio; Jean Pablo Guimarães Rossi. (Org.). Corpos em Dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas. 1ed.Santo André – SP: V&V Editora, 2024, v. 1, p. 202-210. Para Comprar

Entre o cotidiano da  casa e da profissão docente: vivências de mulheres professoras na educação superior

FURLIN, Neiva . Entre o cotidiano da  casa e da profissão docente: vivências de mulheres professoras na educação superior. In: DEL VALLE NAVARRO, Silvia Inés; JUAREZ, Gustavo Adolfo. (Org.). Ciências humanas : estudos para uma visão holística da sociedade. 1ed. Curitiba- PR: Artemis, 2022, v. 5, p. 197-216. Baixe agora

Da educação presencial à educação remota: Experiência docente em tempo de coronavírus

FURLIN, Neiva. Da educação presencial à educação remota: Experiência docente em tempo de coronavírus. In: Miriam Pillar Grossi; Rodrigo Tonial. (Org.). Cientistas Sociais e o coronavírus. 1ed.Florianópolis: AMPOCS, 2020, v. 1, p. 683-685. Baixe agora

A docência feminina em campos de saberes masculinos: resistência e agenciamento

FURLIN, Neiva . A docência feminina em campos de saberes masculinos: resistência e agenciamento. In: Arthur Vianna Ferreira; Marcio Bernardino Sirino; Marcio Bernardino Sirino. (Org.). Formação docente ampliada: o desafio do exercício de ser-estar docente na contemporaneidade. 173 p. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2019, V .6, p. 145-175.  Para Comprar

Os sociólogos: clássicos das Ciências Sociais

FURLIN, Neiva. Alain Touraine (1925). In: TELLES, Sarah Silva; LUÇAN, Solange. (Org.). Os sociólogos: clássicos das Ciências Sociais. 1ed.Petrópolis e Rio de Janeiro -: Vozes/ PUC-Rio, 2018, v. v.2, p. 357-377. Para comprar

A perspectiva de gênero no MST: um estudo sobre o discurso e as práticas de participação das mulheres

FURLIN, Neiva. A perspectiva de gênero no MST: um estudo sobre o discurso e as práticas de participação das mulheres. In: NEVES, Delma Pessanha; MEDEIROS, Leonilde Servolo de. (Org.). Mulheres Camponesas: trabalho produtivo e engajamentos políticos. 1ed.Niterói: Alternativa, 2013, v. , p. 257-282. Baixe agora

As políticas de gênero no sistema de proteção social brasileiro: trajetória, conquistas e desafios

FURLIN, Neiva. As políticas de gênero no sistema de proteção social brasileiro: trajetória, conquistas e desafios. In: PRIGEPP; UNESCO. (Org.). Resonancias de género: investigación, políticas y estrategias transformadoras. 1ed.Buenos Aires: FLASCO, 2011, v. , p. 86-114. Baixe agora

“O feminismo é para todas as pessoas que acreditam em uma sociedade justa, igualitária. Não deve ser temido e nem rechaçado, pois é uma teoria da justiça social, que reivindica uma cultura igualitária, inclusiva, plural e livre de violências” (Neiva Furlin).