Estudos de Gênero e Educação

NEIVA FURLIN

Pesquisadora

ORIENTAÇÕES

1. Lais Rodrigues Candeia Campagnolo. O discurso neoconservador da “ideologia de gênero” nas políticas educacionais: Projetos legislativos apresentados na Câmara dos Deputados do Brasil (2011-2020). 2022.
Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/ vinculos/000135/0001353b.pdf

2. Eloísa Bido. As questões de gênero não estão na escola pública? Pedagogias de gênero como crítica à agenda neoconservadora para políticas educacionais. 2022. Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/vinculos/000136/ 0001367e.pdf

3. Silvane Soligo Rodrigues. Políticas e práticas pedagógicas de educação ambiental em escolas públicas. 2022. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/916547/seq/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20SILVANE%20SOLIGO%20RODRIGUES.pdf

4. Adriano França. Educação, mídias digitais e desigualdades: estudo de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina durante a pandemia da COVID-19. 2022. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/921419/seq/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20ADRIANO%20FRAN%C3%87A.pdf

5. Samantha Jacomel. Docência feminina e relações de gênero: A participação das mulheres no curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/925388/seq/1/DIS SERTA%C3%87%C3%83O%20MESTRADO%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20-%20%20SAMANTHA%20JACOMEL.pdf

6. Sirnei Puntel Dal Maso. Dinâmicas de gênero e de poder na direção escolar da rede estadual de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/941645/seq/1/Mestrado%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20Sirnei%20Puntel%20Dal%20Maso.pdf

7. Hilda Geni Alves Paixão. Relações de gênero na licenciatura em física dos Institutos Federais no Estado de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/941643/seq/1/Mestrado%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20Hilda%20Geni%20Alves%20Paix%C3%A3o.pdf

8. Cleber Felipe Martins Esposti. Normas de gênero e performatividade no contexto escolar: implicações que violam o direito à educação de pessoas LGBTQIA+. 2025. Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/downloadArquivo?vinculo=UjJGMjRHRFkyOWtSVzF3Y21WellUMHlNeVpoWTJWeWRtODlPVFl3T0RZMEpuTmxjVkJoY21GbmNtRm1iejB4Sm5ObGNWTmxZMkZ2UFRnbWEyRnlaR1Y0UFU0bWJHOWpZV3hCY25GMWFYWnZQVUpCVGtOUEptNXZiV1ZEWVcxcGJtaHZQU0E9UUEyTkxFNA==&nomeExtensao=.pdf

1. Gisele Dall Igna Dallorsoletta. Dinâmicas políticas no processo de tramitação e aprovação da lei nº 18.226/21 que inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo da educação básica em Santa Catarina.

2. Sarajane Rodrigues Candeia. A Violência de Gênero: A construção do homem agressor em processos de socialização familiar. 

1.Rodrigo Luis Mingori. A militarização da educação pública representadas pelo projeto das escolas cívico-militares no estado de Santa Catarina.

2. Lina Paula Juliana Turturica. Prevenção e enfrentamento das Violências de Gênero em Universidades Públicas na Colômbia. 

3. Juliana Rodrigues. O direito de atuar na educação superior: Trajetória de professoras negras. 

4. Jaqueline Pelozato. Docência e lesbianidade na educação básica pública do estado de SC.

5. Maria Lúcia Monssão. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica na região do Cantuquiriguaçu.

1. Eloísa Bido. O lúdico e a arte como estratégia de intervenção em educação ambiental. 2023. (Especialização em Educação Ambiental).

2. Eduarda Deitos e Maristela Cristina Ramgrab. Inovação e uso de tecnologias na educação: formação continuada com professoras dos anos iniciais da educação básica. 2021. (Especialização em Inovação na Educação). 

1. Tayná Balmira Gaglietti. Políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher no município de Joaçaba – SC à luz do princípio constitucional da igualdade. 2023. (Curso do Direito).

1. Kelly Jaqueline Lorenci da Veiga. Mecanismos de gênero em universidades estaduais da Região Sudeste do Brasil: Finalidades e repercussões nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2024.

2. Tayná Balmira Gaglietti. Os mecanismos de gênero nas universidades brasileiras: finalidades, especificidades e contribuição para a educação cidadã e de qualidade. 2023..

3. Nataly Milagros Rubio Peñafiel. Mecanismos de gênero em Universidades Comunitárias do sul do Brasil: Finalidades e repercussões nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2023.

4. Sayoanara Recaclatti. Violência de gênero em universidades brasileiras: Mapeamento das denúncias e encaminhamentos a partir de notícias veiculadas na internet (2015 -2022). 2023.

5. Sayoanara Recaclatti. Valores neoconservadores como agenda da política educacional: uma análise do discurso da “ideologia de gênero” em notícias da internet. 2022.

6. Joicy Bruna Schwantz Neris. A transversalidade de gênero nas políticas educacionais: uma análise comparativa a partir dos Planos de Políticas para as Mulheres do Brasil e Chile. 2020.

“A violência de gênero é uma forma de violação dos direitos humanos, porque fere a dignidade da pessoa, atingindo o seu direito à vida, à saúde, ao poder sobre seus corpos, à integridade física e mental e ao direito de permanecer na educação superior.” (Neiva Furlin)