ORIENTAÇÕES
MESTRADO EM EDUCAÇÃO CONCLUÍDO
1. Lais Rodrigues Candeia Campagnolo. O discurso neoconservador da “ideologia de gênero” nas políticas educacionais: Projetos legislativos apresentados na Câmara dos Deputados do Brasil (2011-2020). 2022.
Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/ vinculos/000135/0001353b.pdf
2. Eloísa Bido. As questões de gênero não estão na escola pública? Pedagogias de gênero como crítica à agenda neoconservadora para políticas educacionais. 2022. Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/vinculos/000136/ 0001367e.pdf
3. Silvane Soligo Rodrigues. Políticas e práticas pedagógicas de educação ambiental em escolas públicas. 2022. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/916547/seq/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20SILVANE%20SOLIGO%20RODRIGUES.pdf
4. Adriano França. Educação, mídias digitais e desigualdades: estudo de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina durante a pandemia da COVID-19. 2022. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/921419/seq/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20ADRIANO%20FRAN%C3%87A.pdf
5. Samantha Jacomel. Docência feminina e relações de gênero: A participação das mulheres no curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/925388/seq/1/DIS SERTA%C3%87%C3%83O%20MESTRADO%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20-%20%20SAMANTHA%20JACOMEL.pdf
6. Sirnei Puntel Dal Maso. Dinâmicas de gênero e de poder na direção escolar da rede estadual de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/941645/seq/1/Mestrado%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20Sirnei%20Puntel%20Dal%20Maso.pdf
7. Hilda Geni Alves Paixão. Relações de gênero na licenciatura em física dos Institutos Federais no Estado de Santa Catarina. 2023. Disponível em: https://biblio.unoesc.edu.br/vinculo/publico/941643/seq/1/Mestrado%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20Hilda%20Geni%20Alves%20Paix%C3%A3o.pdf
8. Cleber Felipe Martins Esposti. Normas de gênero e performatividade no contexto escolar: implicações que violam o direito à educação de pessoas LGBTQIA+. 2025. Disponível em: https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/downloadArquivo?vinculo=UjJGMjRHRFkyOWtSVzF3Y21WellUMHlNeVpoWTJWeWRtODlPVFl3T0RZMEpuTmxjVkJoY21GbmNtRm1iejB4Sm5ObGNWTmxZMkZ2UFRnbWEyRnlaR1Y0UFU0bWJHOWpZV3hCY25GMWFYWnZQVUpCVGtOUEptNXZiV1ZEWVcxcGJtaHZQU0E9UUEyTkxFNA==&nomeExtensao=.pdf
MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO
1. Gisele Dall Igna Dallorsoletta. Dinâmicas políticas no processo de tramitação e aprovação da lei nº 18.226/21 que inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo da educação básica em Santa Catarina.
2. Sarajane Rodrigues Candeia. A Violência de Gênero: A construção do homem agressor em processos de socialização familiar.
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO
1.Rodrigo Luis Mingori. A militarização da educação pública representadas pelo projeto das escolas cívico-militares no estado de Santa Catarina.
2. Lina Paula Juliana Turturica. Prevenção e enfrentamento das Violências de Gênero em Universidades Públicas na Colômbia.
3. Juliana Rodrigues. O direito de atuar na educação superior: Trajetória de professoras negras.
4. Jaqueline Pelozato. Docência e lesbianidade na educação básica pública do estado de SC.
5. Maria Lúcia Monssão. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica na região do Cantuquiriguaçu.
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO CONCLUÍDA
1. Eloísa Bido. O lúdico e a arte como estratégia de intervenção em educação ambiental. 2023. (Especialização em Educação Ambiental).
2. Eduarda Deitos e Maristela Cristina Ramgrab. Inovação e uso de tecnologias na educação: formação continuada com professoras dos anos iniciais da educação básica. 2021. (Especialização em Inovação na Educação).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO
1. Tayná Balmira Gaglietti. Políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher no município de Joaçaba – SC à luz do princípio constitucional da igualdade. 2023. (Curso do Direito).
INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCLUÍDA
1. Kelly Jaqueline Lorenci da Veiga. Mecanismos de gênero em universidades estaduais da Região Sudeste do Brasil: Finalidades e repercussões nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2024.
2. Tayná Balmira Gaglietti. Os mecanismos de gênero nas universidades brasileiras: finalidades, especificidades e contribuição para a educação cidadã e de qualidade. 2023..
3. Nataly Milagros Rubio Peñafiel. Mecanismos de gênero em Universidades Comunitárias do sul do Brasil: Finalidades e repercussões nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2023.
4. Sayoanara Recaclatti. Violência de gênero em universidades brasileiras: Mapeamento das denúncias e encaminhamentos a partir de notícias veiculadas na internet (2015 -2022). 2023.
5. Sayoanara Recaclatti. Valores neoconservadores como agenda da política educacional: uma análise do discurso da “ideologia de gênero” em notícias da internet. 2022.
6. Joicy Bruna Schwantz Neris. A transversalidade de gênero nas políticas educacionais: uma análise comparativa a partir dos Planos de Políticas para as Mulheres do Brasil e Chile. 2020.
“A violência de gênero é uma forma de violação dos direitos humanos, porque fere a dignidade da pessoa, atingindo o seu direito à vida, à saúde, ao poder sobre seus corpos, à integridade física e mental e ao direito de permanecer na educação superior.” (Neiva Furlin)