Estudos de Gênero e Educação

NEIVA FURLIN

Pesquisadora

ARTIGOS

FURLIN, Neiva; DELGADO, Ana Cristina  Coll. Enfrentamento da violência de gênero em universidades federais brasileiras: mapeamento dos mecanismos institucionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024138, 2024.
DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19023

FURLIN, Neiva;  TESSARO , Mônica; BIDO, Eloísa.  Violência de gênero contra as mulheres em universidades: Análise da produção científica. Revista Contexto & Educação, Unijuí, v. 39, n.121,  e13870,  2024.
DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13870

FURLIN, Neiva; BIDO, Eloísa. Iniciativas das universidades comunitárias da Região Sul do Brasil na prevenção e enfrentamento das violências de gênero contra as mulheres. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025029, 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674446

FURLIN, Neiva; TESSARO, Mônica; GRAUPE, Mareli E.  Violência de gênero contra as mulheres em universidades e iniciativas de enfrentamento. In: MAIO,  Eliane Rose; Rossi,  Jean P.Guimarães (Org.). Corpos em Dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas. 1ed. Santo André – SP: V&V Editora, 2024, v. 1, p. 202-210.
Disponível em: https://www.vveditora.com/educacao/978-65-6063-025-3

SOLIGO Rodrigues, Silvane; FURLIN, Neiva. A política de educação ambiental como uma ação reflexiva da sociedade de risco. Ambiente & Educação, Rio Grande-RS, v. 28, p. 1-25, 2024.
Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16749

FURLIN, Neiva. Educação democrática e desmocratização: o ataque neoconservador às políticas de gênero no Brasil. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed. especial, p. 499–520, 2024.
Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78522

BIDO,  Eloísa;  FURLIN,  Neiva,  GRAUPE,  Mareli Eliane. As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60918

FURLIN, Neiva. Agenda neoconservadora como disputa para a política educacional: O discurso da -ideologia de gênero- em notícias publicadas na internet (2019-2021). Educação, Santa Maria,  v. 48, p. 1-29, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644469801

FURLIN, Neiva; GRAUPE, Mareli Eliane. As proposições de políticas educacionais com perspectiva de gênero no Brasil e no Chile (1994-2016): um estudo comparado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, e256467, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.256467

CANDEIA, Lais Rodrigues; FURLIN, Neiva.  O avanço do neoconservadorismo no Brasil: a agenda antigênero para a educação nos projetos legislativos apresentados na Câmara dos Deputados (2011-2022). Revista Educación, Política y Sociedad, v.8, n.2, p. 94-120, 2023.
DOI: https://doi.org/10.15366/reps2023.8.2.005.

FURLIN, Neiva. Políticas educacionais para a não discriminação de gênero no Brasil e Chile: Um olhar a partir da Plataforma de Ação de Pequim. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 28, p. 1-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9911

FURLIN, Neiva. Políticas educacionais com perspectiva de gênero nos governos de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 36, n.1, p. 133-156, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136010007

FURLIN,  Neiva. Do  gênero  à  “ideologia  de  gênero”  no  campo  das  políticas  educacionais:  apontamentos  teóricos,  históricos e políticos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-23, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7042

FURLIN, Neiva. A relação entre Estado e sociedade no processo de institucionalização das políticas de gênero no Brasil e Chile. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 32, p. 169-206, , maio/ago.,2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220203205  

FURLIN, Neiva. A contribuição dos movimentos feministas na institucionalização das políticas de gênero: aproximações e especificidades no caso Brasil e Chile. Almanaque de Ciência Política, Vitória, v. 4, n.2 p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/32799

FURLIN, Neiva. A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e223075, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147223075 

FURLIN, Neiva. Práticas inovadoras no campo acadêmico da Teologia: Transformação de estruturas ou estratégias para o devir sujeito feminino de saber? Diálogos em Educação, v. 28, n. 2, p. 213-232, mai./ago., 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8938

FURLIN, Neiva. Experiências femininas na carreira da docência superior: entre o cotidiano da -casa- e da profissão. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, MG, v. 32,  n.1, p. 277-314, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-13

FURLIN, Neiva. Um “modo feminino” de produzir e ensinar teologia: a diferença como projeto político de subjetivação e agenciamento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 283-300, Abril/Jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018186489

FURLIN, Neiva. Cruzando fronteiras de gênero: a docência feminina em campos profissionais “masculinos”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 48, e164816, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201600480016   

FURLIN, Neiva. Relações de gênero, subjetividades e docência feminina: um estudo a partir do universo do ensino superior em teologia católica. 2014. 386 p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/36056 

FURLIN, Neiva. Teologia e gênero: a docência feminina em instituições católicas. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v.71. n. 284, p. 880-910, out. 2011. DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i284.965

FURLIN, Neiva. A categoria de gênero e o seu estatuto na produção do conhecimento: algumas considerações teóricas. Sociais e Humanas, Santa Maria – RS, v. 27, n. 02, mai/ago, p. 110-127, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12751

FURLIN, Neiva. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/sec.v16i2.32198

FURLIN, Neiva. É possível uma sociologia do sujeito? Uma abordagem sobre as teorias de Foucault e Touraine. Sociologias, Porto Alegre, v.14, n. 29, jan./abr. p. 274-311, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100011

FURLIN, Neiva.  A categoria de experiência na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, SC,  v. 20, n.3, p. 955-972, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300025

FURLIN, Neiva. A produção do feminino: representações de gênero no discurso da teologia católica tradicional. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n.22,  p. 145-196, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ revsocio/article/view/235744

FURLIN, Neiva. Práticas discursivas, desigualdade de gênero e estratégias de resistência política na experiência de teólogas docentes. Teoria e Cultura, v.10, n.1, UFJF, p.87-101, 2015. Disponível em:  https://periodicos.ufjf.br/index.php /TeoriaeCultura/article/view/12250

FURLIN, Neiva. O gênero da modernidade e o gênero da teologia: impactos socioculturais do pensamento masculino. Revista Punto Género, n.4, Santiago – Chile,  p. 55-82, 2014.
DOI: https://doi.org/10.5354/2735-7473.2014.36409

FURLIN, Neiva. Trajetória e pensamento intelectual de professoras da PUC-Rio: Representantes de uma geração de Teólogas Feministas. REB. Revista Eclesiástica Brasileira, n.74.v. 295, p. 624-652, 2014.
DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v74i295.485

FURLIN, Neiva. Mulheres: sujeitos femininos de saber teológico. IHU On-Line, 30/06/2014.  São Leopoldo, v. 447, p.47-56, 2014. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/5561-neiva-furlin

FURLIN, Neiva. Teologia feminista: uma voz que emerge nas margens do discurso teológico hegemônico. Rever. Ano 11, n. 01, Jan/Jun,  p.139-164, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/6034.

GAGLIETTI, Tayná Balmira; FURLIN, Neiva. Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Município de Joaçaba-SC. Revista Publicum, v.10, n.1, p. 235–260, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/publicum/article/view/83161 

FRANÇA, Adriano; FURLIN, Neiva. Educação e desigualdades digitais durante a pandemia da Covid 19: análise da produção científica. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 53, p. 300-326, 2023.
DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667

NUNES, Daniel ; FURLIN, Neiva. Educação em direitos humanos e educação democrática: uma conexão possível? InterSaberes, Curitiba-PR,  v. 16,n.38 p. 528-547, 2021. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2166

FURLIN, Neiva. A ascensão de Dilma Rousseff e Michelle Bachelet na presidência da República: trajetórias, significados e desafios. Sociedade e Cultura, Goiânia, 25, e70847, 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/sec.v25.70847

FURLIN, Neiva.  O PODCAST como prática pedagógica: Uma experiência de inovação nas aulas de comunicação e sociedade. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, SP, v. 23, n.5,  p. 171-185, 2022. DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8330

FURLIN, Neiva; MATHIAS, Meire . Representatividade das mulheres na política: medidas implementadas nos governos de Dilma e Bachelet. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória,v. 10, n.1, p. 07-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/cadecs.v10i1.39727

FURLIN, Neiva.  Narrativas de si: memórias de experiências femininas na formação acadêmica em contextos masculinos. Gênero, Niterói, RJ, v. 21, n.2 p. 139-158, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/ article/view/49986

FURLIN, Neiva. A sociologia na educação superior: sentidos produzidos nas narrativas de estudantes de odontologia da Universidade Estadual de Maringá. Educação em Revista, Belo Horizonte,  v. 36, e219614, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698219614

FURLIN, Neiva; TAMANINI, Marlene. A diferença como política de resistência e de ressignificação da subjetividade feminina em campos de saberes masculinos. Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, RS,  v. 53, n.2, p. 325-338, 2017. DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.2.17

FURLIN, Neiva. A experiência da intersubjetividade na pesquisa feminista: perspectivas metodológicas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 4, p. 913-930, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201506129687 .

FURLIN, Neiva.  A reunião do descarrego na Igreja Universal do Reino de Deus: Crença Cura e Libertação. REB. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, RJ,  v. 62, n. 248, p. 866-885, 2002. DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v62i248.1936

FURLIN, Neiva. Alcoolismo e Dependência Química: Um estudo do estigma. REB. Revista Eclesiástica Brasileira,  Petrópolis, RJ,  v. 61, n. 244, p. 893-904, 2001. DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v61i244.2069

Precisamos do poder de teorias críticas para desvelar como são construídos os significados para os corpos, que reproduzem as desigualdades sociais, em vista de produzir significados novos que garantem a dignidade humana das pessoas, independente de classe, sexo, identidade de gênero, raça/étnica, nacionalidade e orientação sexual (Neiva Furlin).